As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

"Esse é o grande segredo, conhecido dos homens cultos de nossa época: pelo pensamento criamos o mundo que nos cerca, novo a cada dia."

"A verdade tem muita faces e assemelha-se à velha estrada que conduz a Avalon: o lugar para onde o caminho nos levará depende da nossa própria vontade e de nossos pensamentos, e, talvez, no fim, cheguemos ou à sagrada ilha da eternidade, ou aos padres, com seus sinos, sua morte, seu satã e inferno e danação..."

"O Deus do Cristo parecia não importar-se com a inteligência de um padre, desde que esse pudesse engrolar a missa e ler e escrever um pouco."

"– Eu sabia que se tratava de um daqueles momentos em que a história da humanidade é modificada – continuou Merlim. – Os cristãos procuraram acabar com toda a sabedoria que não fosse a sua e, na luta para conseguir isso, estão banindo do mundo todas as formas de mistério, exceto as que se harmonizam com a sua fé religiosa."

"Seria melhor que fosse um pagão sincero do que cristão pelas vantagens que isso lhe dá."

"Igraine, que aprendera na ilha sagrada que a morte era apenas uma porta para a outra vida, não compreendia isso – como podia um cristão ter tanto medo de ir ao encontro de sua paz eterna? (...) Sim, o deus deles era um deus do medo e do castigo, também. Ela podia compreender que um rei, para o bem de seu povo, tivesse que praticar atos que pesassem fortemente em sua consciência. Mesmo compreendendo e perdoando isso, como poderia um deus misericordioso ser mais fanático e vingativo do que o menor de seus mortais?"

"Os cristãos diziam-se livres das superstições dos druidas, mas tinham as suas, e Igraine as achava ainda mais deprimentes, por serem estranhas à natureza."  

"Aprendera, ainda criança, que depender das artes mágicas era um erro. Podia-se buscar um vislumbre da luz quando em meio às trevas, e era o que tinha feito; a magia, porém, não podia ser usada como um amparo para a criança que aprender a andar, pois isso a tornaria incapaz de um único passo sem orientação espiritual."

"Ter consciência da ignorância é o início da sabedoria."