O fio das missangas - Mia Couto

"Falar é fácil. Custa é aprender a calar."

"O pai faz abrir a mala do automóvel e de lá espreitam embrulhos e celofanes. São mais os enfeites que os conteúdos, mas não é assim mesmo a festa: feita de ilusão e brilhos maiores que as substâncias?"

"Não sou velho, é verdade. Mas fui ganhando muitas velhices."

"O que eu invejo, doutor, é quando o jogador cai no chão e se enrola e rebola a exibir bem alto as suas queixas. A dor dele faz parar o mundo. Um mundo cheio de dores verdadeiras pára perante a dor falsa de um futebolista. As minhas mágoas que são tantas e tão verdadeiras e nenhum árbitro manda parar a vida para me atender, reboladinho que eu estou por dentro, rasteirado que fui pelos outros. Se a vida fosse um relvado, quantos penalties eu já tinha marcado contra o destino?"

"Uns aprendem a andar. Outros aprendem a cair."

"A realidade não é um sonho fabricado pelos mais ricos?"

"E a lágrima nos lembra: nós, mais que tudo, não somos água?"